Google Data Studio, do conceito ao primeiro relatório.

Diante da necessidade de criar uma dashboard com alguns gráficos e relatórios sobre a operação e finanças da SoftMakers, busquei uma plataforma que me trouxesse agilidade, pois não possuia grande disponibilidade de tempo para integrar, realizar consultas, configurar gráficos e realizar deploys de uma nova aplicação para isto. Estudando sobre as plataformas que existem no mercado e que poderiam me auxiliar na resolução do meu problema, encontrei e decidi utilizar o Google Data Studio.

Neste artigo explico os conceitos básicos da ferramenta e defino um passo a passo para que qualquer um possa criar um relatório através da ferramenta.

Explicando cada conceito do Google Data Studio

O Google Data Studio é composto por 5 conceitos, que são:

  • Origem de dados
  • Conector
  • Modelo de dados
  • Explorador
  • Relatório

Origens de dados

Como o próprio nome sugere, as origens de dados são fontes de dados para alimentar os relatórios, ou seja, será a partir das fontes de dados que o Google Data Studio irá obter os dados que serão apresentados.

Conectores

Os conectores são encarregados de buscar os dados nas fontes de dados periodicamente e armazenar no cache do Google Data Studio, a periodicidade das requisições pode variar de acordo com a fonte de dados e configurações realizadas no relatório construído.

A conexão com as fontes de dados são permanentes (sempre ligadas) mas a consulta das informações são periódicas.

  • Existe conectores grátis como o do Google Analytics ou Google Sheet por exemplo e conectores desenvolvidos por terceiros, para várias plataformas ou serviços, que podem ser pagos ou não.
  • Os conectores buscam os dados periodicamente e salvam em cache, para que sejam renderizados os relatórios.

Modelos de dados

O modelo de dados é a definição da estrutura dos dados que são obtidos na origem de dados pelos conectores, no modelo de dados definimos o tipo e formato de cada campo (Real, Dólar, Data e Hora, Somente data, etc.), também é possível criarmos campos que são o resultado de cálculos, adicionamos rótulos e descrição para cada campo.

Exploradores

O explorador é a área destinada a modelar os relatórios. É um ambiente otimizado para a realização dos filtros onde se pode modificar os gráficos e tabelas, as filtragens e atualizações dos dados no explorador são mais rápidas. Na prática o explorador é um ambiente de modelagem otimizado para o alto número de atualizações que é inerente ao momento criativo.

Os exploradores possuem algumas limitações, quando comparados aos relatórios, que são:

  • Não são suportadas fontes de dados com mais de 100MB.
  • Explorações não podem ser exportadas diretamente.

Relatórios

Como o próprio Google fala: “os relatórios do Data Studio “usam os dados para contar histórias”. Os relatórios são o objetivo do Google Data Studio, ou seja, através deles será possível visualizar as informações e obter conhecimento para embasar as tomadas de decisões.

Passo a passo para criar um relatório no Google Data Studio

  1. Prepare a fonte de dados que você utilizará para criar uma origem de dados, pode ser uma planilha, um banco de dados relacional ou uma conta do Google Analytics.
  2. No Data Studio, crie uma origem de dados utilizando o conector adequado.
    1. Clique no botão “+ Criar” que fica no canto superior esquerdo e depois em “Origem de dados”;
    2. Selecione o conector que irá utilizar;
    3. Preencha o que for necessário para realizar a conexão ou enviar o arquivo;
    4. Após realizada a conexão, clique no botão “Conectar” que fica no canto superior direito;
  3. Estruture o modelo de dados para realizar a montagem do relatório;
    1. Defina o que considerar necessário, rotulo das dimensões, tipo de dado, se é uma agregação ou não e descrição adicione uma descrição. A definição é opcional, mas facilita posteriormente a visualização.
  4. Modele o relatório através do explorador, clicando no botão explorar que fica no canto superior direito da tela;
    1. No meu exemplo eu apliquei o filtro por todos os não deletados (softdelete);
    2. No meu exemplo eu criei o campo “Documento utilizado no registro”, que é o resultado de operações;
    1. Por segurança salvei a exploração 😀;
    2. Defini como dimensão de período a data de criação do registro, como dimensão o campo criado acima e como métrica é a contagem de registros;
    3. Adicionei um gráfico do tipo pizza e uma tabela simples;
  5. Ao finalizar a modelagem do relatório no explorador, clique no canto superior direito em “Compartilhar” → “Criar um novo relatório e compartilhar”, pois assim, o relatório será criado e você poderá finalizar adicionando filtros, rótulos ou estilizações;
    1. Assim que a exploração é transformada em um relatório, o relatório será passível de compartilhamento ou incorporação (Iframe).

Vídeo da apresentação que fiz para os integrantes da SoftMakers e pessoas interessadas

Apresentação utilizada no vídeo acima

https://docs.google.com/presentation/d/1oPHUTpdkCFACgkCQuZzaq7BkaYepi0UXG1zh6gH0DDw/edit?usp=sharing

Fontes

https://support.google.com/datastudio/?hl=en#topic=6267740