Neste post falarei sobre algumas ferramentas (grátis ou com um nível de uso gratuito que permite conhecer bem) importantes que propiciam gestão, controle e produtividade quando se é necessário trabalhar remotamente ou manter a sua equipe operando a distância, não tratarei sobre serviços específicos de uma empresa, mas sim de soluções que juntas podem criar uma suite que fará com que seja possível fazer negócios e gerir remotamente.
O primeiro da lista é o Google Meet de propósito, além de propiciar a criação de salas de reunião virtual para até 250 participantes é muito simples, intuitivo e fluido, permite apresentação de tela, chat e pode ser utilizado em computadores através do navegador ou em celulares e tablets através de seu App.
https://gsuite.google.com.br/intl/pt-BR/products/meet/
O segundo é o Jitsi Meet, uma ótima ferramenta para video chamadas e possui funções muito parecidas com o Google Meet, porém ele possui um detalhe que pra nós brasileiros pode fazer bastante diferença quando necessário, pessoas podem acessar o meet via chamada telefonica também, quando uma sala é criada ele também disponibiliza um numero com DDI e DDD do Brasil, permitindo que pessoas que tenham sinal de celular e não possuam internet consigam participar!
O terceiro da lista ainda falando de comunicação é o Slack, ferramenta de comunicação por texto largamente difundida entre equipes de tecnologia por todo o mundo, possui versões para computadores, celulares, tablets e web, ferramenta fácil de usar que possui muitos artifícios que propiciam produtividade, criação de canais de debate, integrações com outras ferramentas, robôs, editores de texto rico, envio de arquivos, vale a pena conhecer.
O Trello é uma ferramenta que permite que possamos gerir projetos e tarefas, ele utiliza o paradigma Kanban que se tornou popular ao ser utilizado pela Toyota, é uma ferramenta fluida, flexível e simples de ser utilizada, nele é possível criar quadros por projeto, atribuir responsáveis, adicionar anexos e comentários, rótulos por cores, comentários, em resumo uma ferramenta simples, gratuita e poderosa para gestão.
O Autentique é uma solução que propicia a assinatura de documentos digitalmente, com ele consigo negociar novos negócios e de forma simples enviar os contratos para que sejam revisados e assinados através da plataforma, nos proporcionou rapidez no fechamento de novos negócios, melhor gestão dos documentos (ainda mais por não precisar utilizar papel) e transparência no processo.
Por ultimo e não menos importante trago pra vocês o Tangerino, solução para controle de ponto através de aplicativos e internet, com ele é possível aos colaboradores da empresa realizar o registro de seus horários de trabalho, como também é permitido aos gestores realizar a gestão, com o Tangerino é possível identificar em qual local o ponto foi registrado, também é possível só permitir registro em locais e dispositivos específicos, por fim é uma boa alternativa para o relógio de ponto que fica na parede.