Coding

5 Extensões essenciais do Visual Studio Code para Trabalho Colaborativo

Visual Studio Extensões

Edição de texto. Redefinida.

Esse é o slogan da página inicial do Visual Studio Code. Na minha jordana, por IDE’s e editores de texto, nenhum deles mudou minha concepção ao que um ambiente completo e integrado pode ser. Seja pela imensidão de extensões disponibilizados pela comunidade e pela microsoft, seja pelo seu design compacto e robusto. O Visual Studio Code, mesmo no mercado a tão pouco tempo, 2015, conseguiu atrair uma grande quantidade de desenvolvedores que buscam por uma solução convidativa e simples.

Comentando sobre extensões, o editor não seria completo sem elas. Apresento aqui 5 extensões e mais algumas extras que podem auxiliar você ou sua equipe no dia a dia.

Live share

A ferramenta busca trazer um ambiente colaborativo em tempo real para editar ou debugar código no Visual Code. Trabalhar com um colega de classe ou de trabalho remotamente, seja em pair-programming, revisão de código ou para resolver um problema específico da empresa não é mais um problema. Você se engana se acredita que seja apenas isso, não é um simples editor remoto. Você consegue também, conversar via chat, compartilhar seu servidor e terminal local! Isso mesmo, além disso, você pode até convidar mais de uma pessoa para trabalhar coletivamente.

Apresentação do Live Share.

A extensão vem com um pacote: Live Share, Live Share Audio, Live Share Chat e o Peacock . Que em conjunto traz essa ferramenta incrível para trabalho remoto.

Git lens

Apresentação do Git Lens.

Eu sabia que estava passando tempo de mais no terminal para realizar os comandos para adicionar, ‘commitar’ e realizar o push. Foi quando percebi que precisava de uma ferramenta para automatizar esse processo, e no percurso saber mais informações do histórico dos meus commits. O Git Lens me acolheu e me deu o poder do Git Supercharged, grandes insights das alterações do código, um histórico de arquivo e linha, além de várias outras ferramentas. Com certeza, se você precisa avançar na utilização do git e precisa de mais dados sobre o progresso do seu codebase, essa é uma ferramenta essencial.

Live share whiteboard

Apresentação do Live Share Whiteboard.

Você já não entendeu algum conceito ou explicação, e seu professor ou mentor precisou sair do Visual Code para desenhar em outra ferramenta? A proposta da extensão é justamente essa, ter um ‘Quadro-Branco’ colaborativo dentro do Visual Code, exatamente. Você pode agora, desenhar modelagens de banco de dados relacionais, arquitetura de software, ou mesmo realizar uma apresentação para equipe.

Jira and bitbucket

Apresentação do Jira and Bitbucket.

O Atlassian criou sua própria extensão para o Visual Code Studio. Nela, você consegue ter acesso as Issues e Pull Request do Jira e Bitbucket. Além disso, por ela, você consegue criar suas próprias issues, pull requests, fazer revisão de código entre outras atividades.

CodeStream

A revisão de código ficou mais fácil com o CodeStream, ele permite que você adicione comentários do código de algum integrante da sua equipe e encaminhar diretamente para o Slack e Gitbucket.

Apresentação do Code Stream.

Você consegue discutir blocos de código com sua equipe, deixar perguntas ou comentários em formato de marcação.

Apresentação do Code Stream com integração com o Slack.

Menções honrozas

Todo tree

Crie tags de TODO ou FIXME no seu código para auxiliar outros(as) desenvolvedores(as) ao que precisa ser feito com Highlight.

Settings sync

Sincronize todas as configurações do seu Visual Studio Code, extensões, configuração do editor, cores, snippets, tudo que você precisa na nuvem.

Tem algum para compartilhar?

Essas são as que conheço, ferramentas que auxiliam bastante no trabalho remoto ou na produtividade do dia a dia. Se você conhece alguma, deixa um comentário abaixo ou manda um Tweet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *